2006 | Volume 5, número 1


3-5 Editorial

5-20 1. Escala de Concepções Pessoais de Inteligência (ECPI): Contributos para a validade de construto através da análise factorial confirmatória
Sílvia Pina Neves*, Luísa Faria**
*Universidade do Porto, **Universidade do Porto

21-38 2. O “Cognitive Assessment System” como instrumento de avaliação dos processos cognitivos da leitura
Vitor Manuel Lourenço da Cruz
Universidade Técnica de Lisboa

39-48 3. Uma nova versão da escala de autoconceito Piers-Harris Children’s Self-Concept Scale (PHCSCS-2)
Feliciano H. Veiga
Universidade de Lisboa

49-62 4. A Escala de Provisões Sociais: uma medida da percepção do suporte social
Maria do Rosário Moura Pinheiro, Joaquim Armando Alves Ferreira
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra

63-76 5. Questionário de Estilos Educativos Parentais (QEEP)
Maria Adelina Barbosa Ducharne, Orlanda Cruz, Sylvie Marinho, Catarina Grande
Centro de Psicologia da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto

77-88 6. Análise psicométrica de um questionário de interesses vocacionais baseado na teoria de Holland
José Manuel Tomás da Silva
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra

89-102 7. Escala de Suporte Relacional Extra-Universitário (ESREU): Metodologia de construção e validação
António M. Diniz, Maria Susana Pinto
Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Lisboa

103-118 8. Avaliação neuropsicológica das funções cognitivas: Pesquisas brasileiras
Alessandra Gatuzo Seabra Capovilla
Universidade de São Paulo

119-132 9. Avaliação dinâmica do potencial cognitivo em alunos com baixo desempenho escolar
Adelinda Araújo Candeias, Leandro S. Almeida, Teresa Aleluia Reis, Marta Silva Reis
Universidade de Évora, Uiversidade do Minho, Escola EB2,3 Santa Clara, Direcção Regional de Educação

133-145 10. Estudo de adaptação do Questionário Epistemológico de Schommer (SEQ) para estudantes universitários portugueses
Albertina L. Oliveira
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra